9 mitos sobre a utilização de painéis solares

Mito 1: Os painéis solares vão tornar-se mais eficientes, por isso devo esperar

Ao contrário das tecnologias associadas aos computadores ou aos smartphones, os painéis solares têm vindo a evoluir a uma velocidade mais modesta, sendo pouco diferentes dos existentes nos anos 60. Como tal, a eficiência dos painéis solares actuais vai manter-se nos próximos anos e, uma vez instalados, continuarão a funcionar durante várias décadas.

Mito 2: Os painéis solares não são eficazes em climas frios ou nublados

Os painéis solares produzem uma quantidade de electricidade bastante significativa tanto em dias claros, como nos dias nublados. Na verdade, os painéis solares são mais eficientes em ambientes frios, comparativamente aos climas mais quentes. Apesar de isto parecer contra-intuitivo, devemos considerar que os painéis solares utilizados nas zonas mais frias do norte do país produzem apenas menos 1% do que aqueles localizados, por exemplo, nas regiões mais quentes do Alentejo.

Mito 3: Posso guardar a energia em excesso em baterias

A maior parte dos painéis solares mais recentes podem ser ligados à rede eléctrica pública, gerando electricidade que será posteriormente injectada na rede. Quando isto acontece, o contador “anda para trás” e a empresa responsável pelo fornecimento de electricidade não lhe cobrará o valor equivalente ao que foi injectado na rede. Durante a noite, ou em dias nublados, continuará a utilizar energia da rede eléctrica mas esta não lhe será cobrada graças à que injectou anteriormente. Este método tende a ser mais eficaz para os utilizadores de painéis solares quando comparado à utilização de baterias pois estas tornam-se mais caras, pesadas e têm que ser substituídas de 5 em 5 anos.

Mito 4: Os painéis solares requerem manutenção

Os painéis solares não possuem partes amovíveis e não requerem manutenção regular. É recomendável que os painéis solares sejam limpos aproximadamente uma vez por ano mas muitos utilizadores não o fazem, preferindo que a chuva trate disso J A falta de limpeza dos painéis solares traduz-se numa perda de eficiência energética ligeira (aproximadamente 5%) durante o período de vida destes. No entanto, caso existam detritos de maiores dimensões a cobrir os painéis é recomendável seja feita uma limpeza. Hoje em dia os painéis solares já trazem software de monitorização que lhe permite identificar quebras anormais na energia gerada. Existe ainda a possibilidade de o próprio instalador dos painéis solares ter acesso a este software e que o avise caso verifique alguma quebra abrupta.

Mito 5: Os painéis solares fazem com que o telhado da casa tenha infiltrações, se deteriore ou colapse

Os painéis solares na verdade protegem e preservam a parte do telhado que cobrem. Se porventura tiver um problema com o telhado e este necessite reparações, os painéis solares podem ser removidos facilmente já que a maior parte dos painéis não está fixado ao telhado em si. Nota: se o seu telhado já tem infiltrações ou precisa ser substituído, é conveniente que o faça antes de colocar os painéis.

Mito 6: Os painéis solares ainda são tão caros que nunca se vão pagar a eles próprios

Infelizmente, a maioria das pessoas ainda pensa que os painéis solares são para os endinheirados ou para os “hippies”, quando na verdade muitos utilizadores o fazem simplesmente para reduzir a conta da electricidade e poupar algum dinheiro. Vários estudos demonstram que o investimento em painéis solares, em média, fica pago 7 a 15 anos após estes terem começado a ser utilizados.

Mito 7: Quando ocorre um corte na rede eléctrica, ainda vou ter electricidade em casa

Quando há um corte na rede eléctrica, os painéis solares ligados à rede pública também deixam de funcionar para que os técnicos consigam resolver o problema sem perigo. A solução para esta situação (felizmente rara) é comprar um gerador, caso não consiga ficar algumas horas sem electricidade.

Mito 8: Os painéis solares são inestéticos

Os painéis solares estão cada vez mais na moda! Apesar de não condizerem com a cor do telhado são uma afirmação da preocupação com o ambiente e com a poupança de recursos. Existem ainda várias opções e estilos que poderão fazer com que os painéis solares escolhidos se tornem mais discretos e low-profile, comparativamente aos mais antigos.

Mito 9: Os painéis solares necessitam de um sistema especial para seguir o ângulo do sol

Apesar destes sistemas permitirem uma maior eficiência para o sistema de painéis solares, geralmente os ganhos não são significativos o suficiente ao ponto de compensarem a sua instalação e manutenção, no caso de instalações em habitações particulares. Para além disso, a maior parte destas habitações não dispõem do espaço suficiente para instalar este tipo de sistemas.

Via: One Block Off The Grid

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s