Era uma vez… uma marca!

imagem blogue ilimitados

Atualmente o “storytelling”, ou narrativa de histórias é uma prática comum utilizada pelas organizações na comunicação das suas marcas. Sem uma história intrigante, apaixonada e convincente os nossos produtos, as nossas ideias e até mesmo a nossa marca pessoal está logo a partida carente de conteúdo, para não dizer morta!

As pessoas são movidas a emoções! Seja qual for a idade dos nossos consumidores a melhor maneira de criar uma ligação emocional começa sempre com “Era uma vez…”.

O que até há pouco tempo era mera especulação sobre os efeitos do storytelling, veio-se a confirmar com vários estudos realizados ao longo das últimas décadas. Os resultados mostraram repetidamente que as nossas atitudes, medos, esperanças e valores são fortemente influenciados pelas histórias contadas pelas marcas. Verifica-se também que uma narrativa ficcional é mais eficaz na mudança de crenças do que uma narrativa baseada em argumentos e evidências científicas (realidade).

Os psicólogos argumentam que a criação de realidades ficcionais altera radicalmente a forma como a informação é processada pelos consumidores. Quanto maior é o envolvimento do consumidor com a história das marcas, maior é a facilidade da história influenciar o mesmo. O consumidor atual é crítico e cético quando está perante argumentos reais. Por outro lado quando está envolvido no storytelling de uma marca tem tendência a baixar a sua “guarda intelectual”. Como já foi referido o ser humano é movido a emoções e isso parece deixar-nos indefesos.

As histórias são sistemas de transmissão de uma mensagem, de forma menos evasiva com o intuito de ultrapassar barreiras intelectuais presentes na mente humana. Podemos concluir que o storytelling é uma forma excecional de persuasão. Enquanto consumidores temos de treinar as nossas defesas para um mundo cheio de contadores de histórias!

Atualmente o processo de criação de conteúdos para as marcas de forma emocional é um fator crítico de sucesso, por isso não venda produtos, conte histórias!

Romeu Cascais

Consultor na ilimitados – the marketing company

In Diário de Aveiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s