Projecto de 30 segundos: Haicai!

Nem todos somos poetas, mas qualquer pessoa é capaz de escrever um Haicai, e isso pode ser feito praticamente em qualquer lugar. Inicialmente, esta forma tradicional de poesia japonesa fazia referência à natureza mas, na verdade, pode ser baseada em qualquer tema. Pode imaginar o Haicai como um jogo semelhante ao Sudoku, mas com palavras (já dá para perceber que os japoneses gostam muito destes desafios).

Em português, estes poemas são usualmente escritos com 17 silabas, distribuídas por três linhas (cinco silabas na primeira linha, sete silabas na segunda e cinco silabas na última). A sua brevidade desafia-nos a sintetizar em poucas palavras sentimentos e ideias. Um poema destes, por muito pequeno que seja pode demorar horas a fazer – mas o objectivo deste exercício é fazê-lo em 30 segundos de forma a melhorar os reflexos mentais e visuais.

Como fazê-lo:

1. Use o tema em que estiver a trabalhar no momento como fonte de inspiração. Em alternativa, pode-se sempre inspirar em algo que esteja a ver no momento quer sejam livros, plantas, chaves – tudo serve;

2. Diga os pensamentos em voz alta enquanto conta as silabas pelos dedos. Lembre-se: são cinco, depois sete e novamente cinco;

3. Não perca tempo a criticar os resultados. Ajuste apenas as palavras de forma a que a frase atinja o tamanho certo e escreva-a;

4. Guarde os poemas para que os possa revisitar de vez em quando. Nunca se sabe que novas ideias poderão surgir dos Haicai que criou há um ano!

Dica:

A parte mais desafiante é encontrar a palavra certa com as silabas necessárias para terminar a frase. Caso sinta que precisa de uma ajuda pode sempre usar um dicionário ou uma enciclopédia para dar uma ajuda inicial!

Esperamos que este exercício o ajude a relaxar a mente e a “desbloquear” a criatividade para que possa encontrar novas abordagens para os seus projectos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s